Este Blog serve de suporte para a disciplina Projetos, do colégio Palas Atena, de Belo Horizonte - MG.

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Estrutura de um projeto

A estrutura de um projeto deve ser construída de forma que fiquem claros todos os pontos importantes do projeto. Nossos projetos deverão ter a seguinte estrutura:

Título
Deve ser sucinto (sugiro até cinco termos) e expressar a essência do projeto.

Objetivo
Expressa o que você almeja ao realizar o projeto.

Justificativa
Você deve mostrar por que é importante desenvolver o seu projeto. Pense que você precisará convencer alguém a investir nele. Por que ele é importante? Quais são as suas contribuições? Que tipo de benefícios ele trará? Aqui, é importante citar fontes de pesquisa que vão de acordo com suas argumentações.

Procedimentos
Aqui, você vai mostrar como você pretende atingir seu objetivo. Listar todas as ações a serem desenvolvidas pelo grupo a fim de atingir o objetivo do projeto.

Cronograma
A pergunta aqui é: quando? Definir uma data para cada ação listada nos procedimentos.

Recursos
Que tipo de recursos, materiais ou pessoais (profissionais), você precisará? Você precisará de algum ambiente preparado, como um laboratório? Quais serão os recursos necessários para o desenvolvimento do projeto?

Orçamento
Quanto custará cada recurso citado no item anterior?

Referências
Quais foram suas fontes de pesquisa?

Lembrem-se de que essa estrutura deve ser seguida necessariamente nessa mesma ordem. Cada item está relacionado a todos os outros, o que faz com que essa estrutura seja, de certa forma, circular. A ordem dos itens só indica o que deve ser lido primeiro para o pleno entendimento do projeto. Até a próxima aula, dia 28/04, vocês devem ter publicado em seus blogs os itens "objetivo" e "procedimentos". Procurem seus professores (co)orientadores para ajudá-los nessa tarefa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário